Agende sua primeira consulta sem custo aqui Whatsapp Psicóloga Porto Alegre
Atendimento presencial e online para todo Brasil e brasileiros no exterior.

Um Caminho para a Depressão

ADULTO

A rapidez como as coisas acontecem. As muitas demandas que atropelam, vão gradativamente desapropriando o sujeito do tempo de elaboração e significação daquilo que se vive.

Onde muito é pouco ou nada.

Fatigadas pelas infinitas demandas da vida externa, sem tempo para a reflexão e construção de sentido da vivência, paulatinamente vai se construindo um distanciamento de si mesmo, um esvaziamento interno que gera um caminho natural para a depressão.

Em alguns tipos de depressão a pessoa pode ter um funcionamento aparentemente comum, sem chamar a atenção para a sua dor, a não ser pela falta de disposição por coisas diferentes a sua rotina. Acontece que nem todos os deprimidos retiram-se do convívio com as pessoas, principalmente quando estas estão ligadas a tarefas que lhes cabe executar. Esta retirada acontece em silencio e se dá no âmbito emocional. Suas relações têm uma aparência enganosa de normalidade, quando na verdade, sentem-se em uma vida opaca, incapazes de sonhar, criar e se alegrar.

Nesta aparente normalidade de uma vida rotineira, atendendo apenas as necessidades práticas para o funcionamento da mecanicidade de sua rotina, distante da capacidade de tecer expectativas e fantasiar, a pessoa fica em um vazio estagnante. Neste vazio a pessoa não se sabe e ninguém percebe. Incapazes de reconhecer o valor das coisas e o valor de si mesmas.

Texto de autoria de Rosângela Martins - Todos os direitos reservados
Psicóloga Porto Alegre
CRP 07/05917