Textos - A Dificuldade de Lidar com as Diferenças

ADULTO

A Dificuldade de Lidar com as Diferenças

A dificuldade em lidar com as diferenças é uma tendência humana. Isto por que o diferente nos desacomoda exigindo um exercício intelectual e emocional distinto do que estamos habituados. Aquilo que não compreendemos nos parece no primeiro momento como incorreto, uma vez que não é reconhecido por nós. Não havendo uma logica e um sentido, tende a ser desclassificado e negado.

A resistência em lidar com o diferente está dentro de nós. Temos dificuldade de lidar com mudanças muitas vezes pequenas, como a alteração de comportamentos ou hábitos que mesmo não sendo bons para nós, são ainda mantidos, como se o diferente gerasse insegurança e desorientação ou até mesmo estivesse errado.

Por exemplo, a tendência a caminhar pelo mesmo lado da calçada, olhar sempre na mesma direção, comer os mesmos alimentos etc.

Esta reação é absurda, pois gostamos de ser considerados únicos e especiais, mas no entanto é de nossa natureza a tendência a rejeitar o que seja diferente de nós.

Um jeito de ser diferente, um pensamento diferente do nosso, nos põe em xeque. Alguns podem se sentir rejeitados e ou ofendidos.

Não pouco comuns são os casos em que pessoas que convivem juntas se separam por terem pontos de vista diferentes sobre as coisas e não toleram conviver com alguém que tenha uma visão que não compactue com a sua.

Há uma tendência no humano de querer atribuir valores as coisas e de compara-las, sendo assim acaba por julgar que uma coisa é melhor que a outra, enquanto que são apenas diferentes.

Quando conseguimos desenvolver em nós a disponibilidade e abertura para o mundo e não nos cobramos tanto em mudarmos de opinião sobre as coisas, à medida que descobrimos um novo olhar, entenderemos quão rica pode ser esta experiência e o quanto podemos ganhar com isto.

Podemos aprender com as diferenças, podemos mudar ou reafirmar pontos de vista sem necessariamente se enquadrar em uma escala de valores.

A tendência a rejeitar o diferente é uma reação instintiva que busca a proteção. A ideia é de que o que é conhecido é mais seguro. O cérebro e as emoções estariam mais organizados a lidar com a informação. A disposição em poder inserir o diferente em nossa vida é uma qualidade que remete a evolução e progresso do ser humano.

Saber lidar com as diferenças exigirá sabedoria.

O diferente não precisa ser melhor nem pior a mim, ele precisa ser respeitado.Quando possível compreendido. O que significa uma vantagem para aquele que o exerce.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização do Consultório:
Psicóloga no Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242
Psicóloga Adolescentes e Adultos

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com