Textos - O Desejo de Prever o Futuro

ADULTO

O Desejo de Prever o Futuro

O que nos faz querer prever o futuro é a insegurança.

Em parte uma insegurança inerente à condição humana, uma vez que nos sentimos impotentes frente a algumas condições da vida como, por exemplo: o amor, a morte, a velhice e a doença.

Por outro lado quando a pessoa tem um estado de insegurança como característica de sua personalidade, tenderá a ansiedade e conseqüentemente ficará mais ligada à previsão de futuro, querendo controlar o que esta por vir. Estas pessoas têm dificuldades de ter a tranqüilidade necessária para viver o presente e tirar melhor proveito dele.

Todos temos uma curiosidade pelo futuro, logo às vezes nos pegamos querendo expiá-lo e alguns fazem isto olhando as previsões do seu signo. Esta atitude não traz nenhum prejuízo a pessoa é quase uma forma lúdica de alguns lidarem com esta incerteza frente a determinadas coisas que estão por ocorrer. O problema é quando isto é muito valorizado e a pessoa depende do que diz a previsão do seu signo para resolver suas coisas.

Em alguns momentos da vida em que se espera por alguma noticia importante como: passar no vestibular, conseguir a vaga de emprego, saber se esta sendo correspondida no amor etc, algumas pessoas acabam buscando a resposta em ditos videntes, por não conterem a ansiedade que tal expectativa gera.

É um momento em que a pessoa se encontra muito suscetível e quer se agarrar em algo, alguma crença, para tentar conter sua ansiedade frente à incerteza. Nesta situação pode ficar vulnerável frente a algumas pessoas que podem se aproveitar da fragilidade em que o indivíduo se encontra e tentar tirar alguma vantagem da situação.

O nível de maturidade de cada um é que vai determinar que tipo de recurso à pessoa vai utilizar frente à incerteza.

A pessoa madura sabe melhor conter sua ansiedade, conta com recursos internos como a inteligência, a percepção, o conhecimento de si e a analise dos fatos, para poder ter uma noção do que pode acontecer.

É também a maturidade da pessoa que lhe auxiliará em momentos em que se defronta com situações em que não tem as respostas. É importante que o ser humano se concilie frente a determinadas situações da vida em que se sente impotente e saiba esperar os fatos como resposta e se dispor a lidar com eles, mesmo que em alguns casos gere muito sofrimento.

Buscar segurança é uma reação humana natural, mas precisamos saber que existem muitas coisas que estão fora do nosso alcance e precisamos aprender a lidar com nossa impotência frente a vida para melhor viver.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização do Consultório:
Psicóloga no Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242
Psicóloga Adolescentes e Adultos

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com