Textos - O Mundo dos Bebês

INFÂNCIA

O Mundo dos Bebês

O primeiro ano de vida é especial e os bebês mudam muito neste período. Em nenhum outro momento da vida se aprenderá tanto em tão pouco tempo.

O crescimento físico e motor são acelerados. Neste período os bebês aprendem a sentar, engatinhar, dar as primeiras palavras, a morder etc.

O sugar do bebê serve para a exploração do meio, é como se a criança começasse a conhecer o mundo pela boca, sendo este um reflexo herdado.

A amamentação propícia, por exemplo, um contato íntimo com a mãe de grande importância para o desenvolvimento emocional.

O bebê em poucas semanas após o nascimento é capaz de discriminar a mãe dos demais.

Ele vai passar maior parte do tempo dormindo, em torno de 14 a 16 horas diárias, que gradativamente vai diminuindo com o passar do tempo. Irregularidades persistentes no sono ou crises de choro excessivas devem ser analisadas com o pediatra.

A partir do 1° ano a criança então passa a variar suas ações sobre o ambiente e a explorar os objetos tais como empurrar uma bola e sacudir um chocalho.

Normalmente a criança começa a sentar sem ajuda e a engatinhar por volta dos 7 a 9 meses; tenta ficar em pé, andar se segurando aos 10 e 12 meses; caminhar com mais segurança, agora também para os lados, com 13 e 18 meses.

A relação dos pais com o bebê é muito importante e influência de forma significativa no crescimento psicológico.

Estar atento ao desenvolvimento do bebê é muito importante, bem como propiciar um ambiente afetivo e tranquilo.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização do Consultório:
Psicóloga no Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242
Psicóloga Adolescentes e Adultos

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com