Textos - O Descontrole da Urina na Infância

INFÂNCIA

O Descontrole da Urina na Infância

Algumas crianças se surpreendem e surpreendem seus pais com a cama molhada pelo descontrole da urina.

A falta de controle da urina, após a idade em que a criança está apta a controlar sua micção é denominada enurese. Esta maturidade fisiológica é habitualmente adquirida entre 3 e 4 anos.

A enurese divide-se em primária e secundária. A primária é aquela em que a criança nunca ou esporadicamente controlou a bexiga, enquanto que a secundária é aquela em que houve um período (meses ou anos) de controle vesical para depois se instalar o distúrbio.

A enurese primária é de mais difícil resolução.

Na enurese secundária é mais fácil de serem identificados os determinantes psicológicos e consequentemente a busca de solução.

É o caso, por exemplo, de uma criança que controlou a bexiga aos 3 anos e aos 7 desencadeia uma enurese noturna, após o nascimento do irmão.

A investigação de possíveis determinantes orgânicas é importante.

Porém muitos são os fatores ou motivações emocionais que provocam o aparecimento de uma enurese. De um lado estão os fatores emocionais onde a criança exterioriza seus conflitos através de uma disfunção urinária. De outro lado está a conduta dos adultos com relação à educação para aquisição do asseio.

É frequente em criança com enurese a informação de que os pais fizeram tentativas de controle da bexiga muito precoce, quando a musculatura esfincteriana da criança não estava ainda preparada para dar uma resposta ao que estava sendo exigido.

Os pais precisam ter cuidado para lidar com a situação, pois muitas vezes a criança sofre e se envergonha com o que acontece, já que não depende de seu desejo consciente para que cesse o sintoma.

A criança precisa se ajudada na busca da causa de seu problema através de um atendimento adequado para a resolução do distúrbio.

Quando o problema persiste o mais aconselhável é à busca de um auxílio profissional.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização do Consultório:
Psicóloga no Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242
Psicóloga Adolescentes e Adultos

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com