Textos - A Maturidade

ADULTO

A Maturidade

A maturidade poderá ser uma época de satisfação, principalmente se os esforços da juventude alcançaram êxito. Ela é comumente anunciada por volta dos 40 anos, por um interlúdio de auto-avaliação e inquietação. É iniciada por uma consciência que os anos de pico da vida estão passando. Ocorre a percepção de que já não se está começando em seu caminho; a direção de sua vida habitualmente já se acha estabelecida e as suas atividades habituais irão dar a idéia do quão longe se pode ir.

A maturidade não é obviamente uma época de abundância para todos. Para alguns os pesares e a desilusão pesam, muitas vezes associado a um amargo ressentimento de que a vida escorregou por entre os dedos. Ainda assim, para todos o equilíbrio da vida é perturbado pela consciência do passar do tempo e dos limites da amplitude de vida.

Há uma recrudescência de um tipo de ansiedade existencial, uma consciência de insignificância da vida do indivíduo em um infinito de tempo e espaço. Agora na maturidade ocorre uma avaliação e auto-avaliação.

A maioria das pessoas está agora no alto do seu potencial. Todas passaram seu principal vigor físico, mas usam sua cabeça efetivamente e aprenderam a conservar sua energia. Já mais ciente do que funcionará e o que será desperdício de tempo. Neste momento da vida a pessoa adquire a consciência de suas áreas de competência e tem satisfação de se sentirem com o controle delas.

Um aspecto crítico da maturidade concerne em chegar a um acordo com aquilo que se realizou: não somente aceitar os limites de realização e não se tornar amargurado e deprimido com o que se delineou com o tempo, mas ser capaz de usufruir o prestígio adquirido e aceitar as responsabilidades que o acompanham.

Quando os anos intermediários passam, passa a ser a ocasião de se usufruir e fazer o máximo do modo de vida que se levou. Os pesares não podem ser afastados, mas muitas vezes se tornam inúteis: o que se conseguiu com a vida é melhor ser aceito, para que os próximos anos possam ser vividos com mais sentimento de integração e satisfação. Quando mais tranqüilos com o desenrolar da vida, mais as pessoas podem usualmente encontrar e usar os benefícios que chegam com a maturidade, desfrutar das oportunidades que ela apresenta e deslocar-se para as realizações desta outra fase da vida.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização do Consultório:
Psicóloga no Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242
Psicóloga Adolescentes e Adultos

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com