Textos - Problemas Escolares na Adolescência

ADOLESCENCIA

Problemas Escolares na Adolescência

Os problemas escolares na adolescência, em muitos casos, são manifestações que revelam as dificuldades que o jovem experimenta e que são específicos desta fase do desenvolvimento.

Fala-se aqui de um enfraquecimento escolar que sucede a um período de escolaridade satisfatória.

Normalmente inicia sem uma causa aparente, além das mudanças vividas pelo adolescente, característico desta etapa, tais como: transformações do corpo, o aflorar da sexualidade, conflitos de identificação, a nova relação estabelecida com os pais, à necessidade de se inserir em grupos etc.

O adolescente poderá ficar surpreso e terá dificuldade de expressar as causas de seu baixo rendimento escolar. Os pais ficam apreensivos sem saber o que fazer e muitas vezes cobram do jovem, como se dependesse unicamente de uma maior dedicação dele e assim a recuperação do rendimento escolar satisfatório se restabeleceria.

A evolução deste enfraquecimento escolar é favorável na maioria dos casos e normalmente transitório. Pode tornar-se duradouro se o adolescente entender este enfraquecimento como uma condição e não uma situação (Eu não sou bom! Eu não me dou bem na escola!).

Encontramos nestes casos adolescentes, cuja atitude de fracasso, sentimentos depressivos e ou dificuldades importantes em suportar as diferentes angustias desta idade, invadem o funcionamento psíquico. Para que isto ocorra, algo com este adolescente já não estavam bem e desta forma encontra dificuldade em superar as crises normais da adolescência.

Em ambos os casos o adolescente necessitará da compreensão e auxílio dos pais, interessando-se e se oferecendo como alguém presente que pode auxiliá-lo e ajudá-lo de acordo com a sua necessidade.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização do Consultório:
Psicóloga no Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242
Psicóloga Adolescentes e Adultos

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com