Textos - Saúde Mental: Como se Forma?

ADULTO

Saúde Mental: Como se Forma?

A base para a formação de uma personalidade saudável se dá no início da vida, na relação do bebê com o seu cuidador.

Para o recém nascido o meio ambiente consiste em um único indivíduo, a mãe ou o substituto dela. Mesmo este único indivíduo não é percebido como distinto dela, pois o bebê não consegue distinguir uma coisa da outra, uma coisa externa do seu corpo, não tem noção do próprio corpo, de espaço, de tempo e sua vida depende de um cuidador. Por este motivo que um bebê chora excessivamente quando sente a falta da mãe, por que sente a falta do conforto que ela lhe proporciona e como este conforto não está ali disponível para o bebê é como se não tivesse mais, uma vez que não tendo noção de espaço, não sabe que a mãe está próxima, e não tendo noção de tempo não sabe que logo voltará.

A forma que se dá à relação do cuidador com o seu bebê, a qualidade desta relação, vai influenciar decisivamente nos recursos psíquicos do adulto de amanhã.

O primeiro ano de vida é o período mais plástico, ou seja, flexível do desenvolvimento humano.

A criança ao nascer deverá adquirir incontáveis habilidades no decorrer do seu primeiro ano de vida. Por isso se diz que nunca mais na vida tanto será aprendido em tão pouco tempo.

Entende-se que o bebê necessita nos primeiros meses de vida de um cuidador que lhe auxilie com recursos que ainda não dispõe, propiciando que aos poucos vá adquirindo capacidades que paulatinamente levarão a uma maior independência.

Quando bem assistido física e emocionalmente este bebê desenvolverá em si os alicerces de forma suficientemente resistente para os desafios da vida que virão.

A confiança em si dependerá do quanto pode confiar naquele que lhe cuidou.

Se esta confiança falhar nos primeiros meses de vida, ele ficará com uma desconfiança duradoura e influenciará negativamente em sua postura frente à vida.

Para que seja um período satisfatório é necessário que não ocorram tensões insuportáveis ao bebê e que a negligência não leve a um estado de apatia.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização do Consultório:
Psicóloga no Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242
Psicóloga Adolescentes e Adultos

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com