Textos - Formas de Lidar com o Estresse

ADULTO

Formas de Lidar com o Estresse

É importante saber conviver com o estresse, pois ele funciona como uma defesa do organismo necessária para a preservação da vida. O que é prejudicial na verdade é a permanência neste estado de tensão uma vez que provoca um desgaste que compromete a saúde física e psíquica da pessoa.

O que leva ao desenvolvimento de um quadro de estresse depende não só de uma demanda externa que exige de uma pessoa mais do que ela consegue dar, mas também vai depender da resistência psicológica de cada um e da forma individual da percepção dos fatos.

Não existe uma fórmula mágica para administrar o estresse, no entanto alguns pontos importantes podem ser ressaltados.

O primeiro deles é perceber-se e identificar os sinais do estresse.

Tais como: irritabilidade, desconfiança, angustia, depressão, desmotivação entre outras manifestações A partir disto é necessário identificar quais são os fatores desencadeadores de estresse.

Desta forma, pode-se pensar objetivamente que modificações devem ser feitas a fim de se realizar alguns ajustes necessários ao que não está funcionando de uma forma positiva para si. Observar onde se está indo além dos limites.

Alguns tentam compensar o mal-estar provocado pelo estresse com a busca de bebidas alcoólicas, cigarro e ou drogas, criando para si um problema ainda maior. Sabe-se que fazer modificações em comportamentos habituais, mesmo que eles sejam negativos, não é uma tarefa fácil, por isso que às vezes é necessário contar com a ajuda de familiares e ou até mesmo de um profissional.

Planejar as atividades, fazer escolhas, compreender que algumas coisas não podem ser mudadas, entender que se é passível de erros, arranjarem tempo para divertir-se e exercitar-se, ter cuidado com a alimentação e principalmente entender que o trabalho é apenas uma das coisas importantes na vida, são pontos para serem repensados a fim de se viver melhor.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização do Consultório:
Psicóloga no Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242
Psicóloga Adolescentes e Adultos

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com