Entendendo a Psicologia

O que é Psicologia?

É a ciência que estuda o comportamento humano. Busca o conhecimento do homem, de suas reações, de seus motivos, anseio, angustia, temores e esperanças.

E o que é Psicoterapia?

Usa-se o nome terapia quando se busca tratar de uma doença ou perturbação. Como nas terapias do comportamento se emprega técnicas psicológicas, são chamadas de psicoterapia. Psicoterapia é o conjunto de técnicas de tratamento de perturbações psicológicas. Trata-se de um processo em que o profissional auxilia a pessoa no conhecimento sobre si mesma, como se originam seus problemas, como se formam seus sintomas, a fim de proporcionar o alívio de seu sofrimento.

A Psicoterapia é também um espaço favorável ao crescimento pessoal, um lugar de criar intimidade consigo mesmo, de transformar padrões de funcionamento estereotipados.

A Psicoterapia oferece uma oportunidade da pessoa compreender como estabelece seus vínculos e que padrão e comportamento adota nas relações com as pessoas.

O processo Psicoterápico para ser satisfatório deve acontecer dentro de uma relação saudável com um profissional qualificado.

Quando buscar tratamento?

Muitas pessoas ainda acham que o tratamento psicológico só é indicado quando a pessoa perdeu a noção da realidade. Isto não é verdade.

O atendimento psicológico é indicado quando a pessoa apresenta sinais persistentes tais como: ansiedade, depressão, alteração fisiológica (no sono, alimentação e sexualidade) entre outras, e que interferem em sua vida afetiva.

Pode também se buscar a Psicoterapia com o objetivo de desenvolver o auto-conhecimento, o crescimento pessoal, repensar padrões de comportamentos, os modos de vinculação e como se estabelecem as relações interpessoais.

Como acontece?

Com o adolescente o tratamento ocorre através da conversa sendo que o adolescente se utiliza também em alguns momentos de materiais como: folha, lápis e jogos de mesa como forma de comunicação de sentimentos. A participação dos pais se faz necessária e algumas consultas serão reservadas com este objetivo.

Com o adulto o tratamento se dá através da comunicação verbal. O adulto comunicará sentimentos pertinentes a vivencias atuais e do passado e aos poucos junto ao terapeuta vai construindo a inter-relação destas experiências podendo assim formular entendimentos sobre as causas de seus sintomas, bem como a elaboração destes sentimentos na busca de uma organização interna que lhe seja mais confortável.

Quanto tempo demora?

O tratamento Psicoterapêutico necessita de um tempo que não se pode precisar especificamente. Depende do momento do paciente, de seu ritmo e do ritmo da dupla. Juntos, psicoterapeuta e paciente em um vinculo de confiança vão juntando diferentes recortes que permitem aos poucos uma compreensão das inquietações, desejos e sintomas. A freqüência é no mínimo semanal, e cada consulta tem a duração de 45 a 50 minutos.




Localização do Consultório:
Psicóloga no Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242
Psicóloga Adolescentes e Adultos

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com